Últimas Notícias
01/12/2022

Concurso Polícia Penal SP: diretora revela prazo de edital e provas

Atenção imparáveis! O governo de São Paulo autorizou, no início de novembro, a realização de um novo concurso com 1.100 vagas para agentes de segurança penitenciária (policiais penais).

 

A diretora técnica na Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP SP), Daniela Marinho, trouxe detalhes sobre vagas, edital, etapas e provas.  Ela adiantou que a escolha da banca organizadora do concurso já está em andamento. O edital está previsto para ser divulgado no primeiro semestre de 2023: 

“Estamos na fase de contratação da empresa que realizará o concurso. A ideia é publicar o edital no primeiro semestre de 2023. A prova objetiva acontece em torno de 70 dias após a publicação do edital”.

Vale a pena ressaltar que o concurso já havia sido autorizado e publicado no Diário Oficial do Estado:

 

 

 

RESUMO DO CONCURSO

CONCURSO: Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo

BANCA: A definir

VAGAS: 1.100

CARGOS: Agente de Segurança Penitenciária de Classe

ESCOLARIDADE: A definir

REMUNERAÇÃO: Salário de R$ 3.515,72 + R $785,67(Insalubridade)

 

 

SOBRE O CONCURSO

O concurso será composto por quatro etapas:

 

 

  • Prova objetiva;

  • Prova de condicionamento físico;

  • Prova de aptidão psicológica;

  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada. 

 

 

Na prova objetiva, de acordo com Daniela Marinho, serão cobradas questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

 

“A prova física terá a mesma estrutura dos concursos anteriores”, destacou a diretora. 

 

A ideia da comissão organizadora é nomear todos os 1.100 aprovados logo após a homologação do concurso, que deve ocorrer no segundo semestre de 2024.

 

“É um concurso de quatro fases. Ele demora, em média, um ano e meio para ser realizado. Então a nomeação acontece após a homologação, prevista para o segundo semestre de 2024”, revelou.

 

Depois da posse, os agentes ainda passam por um curso de formação de três meses, na sede da Administração Penitenciária, em São Paulo capital.

 

De acordo com a presidente da comissão organizadora, o concurso terá 50 vagas para mulheres e 1.050 para homens. Também haverá cotas conforme a legislação estadual. 

 

 

PRÉ-REQUISITOS (ÚLTIMO EDITAL)

 

  • possuir, na data da posse, Ensino Médio Completo ou equivalente, ministrado por escola oficialmente reconhecida.

  • Ser brasileiro nato, naturalizado na forma da Lei

  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos

  • Conclusão de curso de graduação de nível superior

  • Estar em dia com as obrigações para o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino

 

 

PERFIL PSICOLÓGICO

 

  • bom relacionamento interpessoal e controle emocional

  • boa resistência à fadiga psicofísica

  • adequado nível de ansiedade

  • bom domínio psicomotor

  • adequada capacidade de improvisação

  • controlada agressividade e adequadamente canalizada

  • bom nível de atenção e concentração

  • adequada impulsividade

  • ausência de sinais fóbicos e disrítmicos

  • boa criatividade e elevada disposição para o trabalho

  • elevado grau de iniciativa e decisão (autonomia)

  •  excelente receptividade e capacidade de assimilação. 

 

CONDIÇÕES DE TRABALHO

 

  • Há riscos quanto à integridade moral do Agente de Segurança Penitenciária, desde que sejam assimilados valores e padrões de comportamentos delinquentes, em razão da constante convivência com as adversidades do sistema prisional.

 

  • Quanto à rotina: requer plena aptidão física, resistência e desenvoltura mental frente aos aspectos repetitivos das atividades da Unidade.

 

  • Quanto ao local: geralmente adverso, caracterizado pela própria estrutura física da Instituição e finalidades de seu funcionamento

 

 

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (ÚLTIMO EDITAL)

FLEXO-EXTENSÃO DE COTOVELOS EM APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO 

Posição inicial: deitado, em decúbito ventral (peito voltado ao solo), pernas estendidas e unidas e ponta dos pés tocando o solo, cotovelos estendidos, mãos espalmadas apoiadas no solo, com dedos estendidos e voltados para frente do corpo, com a abertura um pouco maior que a largura dos ombros, o corpo totalmente estendido. Execução:

 

  • a) Flexão dos cotovelos aproximando, o corpo alinhado, do solo, sem haver contato com qualquer parte do corpo com o solo, a não ser a ponta dos pés e as mãos. 

  • b) Extensão dos braços voltando à posição inicial, completando assim 1 (um) movimento completo.

  • c) A execução do teste deverá ser ininterrupta, não sendo permitido repouso ou pausa entre as repetições. 

  • d) Caso, na flexão dos cotovelos, o corpo esteja desalinhado ou toque alguma parte do corpo no solo a contagem será encerrada. 

  • e) O objetivo é repetir os movimentos corretamente o máximo de vezes possíveis, em 60 (sessenta) segundos.

 

O teste é iniciado com as palavras “Atenção... Já!” e terminado com a palavra “Pare!”. O número de movimentos executados corretamente em 60 (sessenta) segundos será o resultado obtido. O cronômetro deverá ser acionado ao ser pronunciada a palavra “Já!” e travado na pronúncia de “Pare!”.

 

CORRIDA DE 50 METROS

O avaliado deve posicionar-se atrás da linha de largada, preferencialmente em afastamento ântero-posterior das pernas, devendo o pé da frente estar o mais próximo possível da referida linha. 

 

Ao ser dada a voz de comando “Atenção...Já!”, momento em que é acionado o cronômetro, o avaliado deverá percorrer, no menor período de tempo possível, os 50 (cinquenta) metros existentes entre a linha de largada e a linha de chegada. A marcha do cronômetro será interrompida quando o avaliado ultrapassar a linha de chegada com o tórax. O teste deve ser desenvolvido em pista de atletismo ou em área de superfície plana convenientemente demarcada.

 

Caso ocorra a necessidade de se repetir o teste, haverá um intervalo mínimo de 5 (cinco) minutos. O resultado do teste será indicado pelo tempo utilizado pelo avaliado para completar o percurso, com a precisão de centésimos de segundo. 

 

CORRIDA EM 12 MINUTOS

O avaliado deve percorrer, em uma pista de atletismo ou em uma área demarcada e plana, a maior distância possível, com precisão de dezena de metros (10 em 10 metros completos), em 12 (doze) minutos, sendo permitido andar durante o teste. 

 

O teste terá início através da voz de comando “Atenção...Já!” e será encerrado através de dois silvos longos de apito no 12º minuto. Aos dez minutos de corrida será emitido um silvo longo de apito para fins de orientação aos avaliados, avisando que faltam dois minutos. 

 

Ao término da prova, o candidato não deverá caminhar para frente do local correspondente ao apito de 12 minutos, podendo caminhar transversalmente pelo percurso da pista.

 

Se prepare com o ObjetivoPlay

Atenção, IMPARÁVEIS! Os concursos em 2022 vem com tudo e nós do Objetivo Concursos montamos um curso exclusivo que oferece toda a estrutura necessária para a sua tão sonhada aprovação. Com acesso a todos os cursos on-line da plataforma, aulas gravadas e ao vivo + mentorias + diversos presentes. Quer saber mais?

ObjetivoPlay - Clique no link e conheça melhor nossa plataforma!