Atenção, IMPARÁVEIS! O concurso está mais perto do que você imagina, a Perícia Forense do Estado do Ceará divulgou que o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultura e Assistencial Nacional – IDECAN foi a banca escolhida para a realização do certame. O edital está mais próximo, pois a definição da banca é o último procedimento antes de sua publicação.
De acordo com os documentos, serão ofertadas 170 vagas, sendo:
- Auxiliar de Perícia: 70 vagas e 140 cadastro reserva;
- Legista: 20 vagas e 40 cadastro reserva;
- Médico Legista: 20 vagas e 40 cadastro reserva;
- Peritos Criminais: 60 vagas e 120 cadastro reserva.
RESUMO DO CONCURSO
BANCA: IDECAN
ESCOLARIDADE: NÍVEL SUPERIOR
LOTAÇÃO: ESTADO DO CEARÁ
VAGAS: 170
REMUNERAÇÃO: INICIAL DE R$ 7.582,45 (DE ACORDO COM ÚLTIMO EDITAL)
ETAPAS DO CONCURSO
A avaliação dos candidatos será dividida em 4 fases, todas realizadas em Fortaleza/CE:
Fase 1: Prova escrita: conhecimentos gerais e específicos, com caráter eliminatório e classificatório;
Fase 2: Teste de aptidão física: com caráter eliminatório;
Fase 3: Avaliação Psicológica e Investigação Social: com caráter eliminatório;
Fase 4: Curso de Formação Profissional e Avaliação de Verificação de Aprendizagem: Eliminatório e Classificatório.
Prova Escrita: Prova de múltipla escolha (A, B, C, D, E) será realizada com 100 questões de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática, Noções de Direito Penal e Processual Penal) e específicos. A prova discursiva será composta por duas questões sobre o conteúdo programático.
Teste de Aptidão Física: O TAF terá três testes, na seguinte ordem: flexo-extensão de cotovelos sobre o solo em apoio no banco (sexo feminino) e flexo-extensão de cotovelos em apoio sobre o solo (sexo masculino resistência abdominal) e corrida de 12 minutos.
Curso de Formação Profissional: Serão matriculados 170 candidatos na primeira turma do CFP, por ordem de classificação, acrescidos de eventuais candidatos sub judice. Os demais candidatos serão para cadastro reserva e eventuais turmas a serem formadas.
Avaliação de Verificação de Aprendizagem (AVA): A avaliação será composta por 100 questões de múltipla escolha, com duração de 4 horas, no qual será verificado o conhecimento adquirido pelo aluno no período do CFP.
REQUISITOS PARA OS CARGOS
É exigido diploma de nível superior e registro profissional na área equivalente. Sendo que o cargo de Auxiliar de Perícia de 1ª Classe é exigido somente nível superior em qualquer área.
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
MÉDICO PERITO LEGISTA DE 1ª CLASSE: Exercer, no campo pericial respectivo, a função técnico-científica, realizando perícias médico-legais, no vivo e no morto para determinação da natureza de lesões ou da causa mortis, e a consequente elaboração de laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE: Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE (CIÊNCIAS CONTÁBEIS): Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE (CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO): Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE (ENGENHARIA CIVIL): Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE (ENGENHARIA): Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE (ENGENHARIA ELETRÔNICA): Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE (ENGENHARIA MECÂNICA): Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE (ENGENHARIA QUÍMICA): Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE (FÍSICA): Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO CRIMINAL DE 1ª CLASSE (QUÍMICA): Exercer, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, exames laboratoriais e proceder a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.
PERITO LEGISTA DE 1ª CLASSE (FARMÁCIA): Exercer, no campo pericial respectivo, a função técnico científica procedendo a perícias laboratoriais para determinação da causa mortis ou natureza de lesões, e a consequente elaboração de laudos periciais.
AUXILIAR DE PERÍCIA DE 1ª CLASSE: Auxiliar os Peritos Legistas e Criminais, de sua área de competência, os trabalhos periciais internos e externos de sua responsabilidade.
SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
Segundo a Lei Nº 32.551 de 22 de março de 2018, os atuais salários das carreiras da PEFOCE são:
A Lei entrará em vigor a partir de janeiro de 2022. Com os valores reajustados, a nova tabela remuneratória ficará da seguinte forma:
DETALHES DO ÚLTIMO CONCURSO
No último concurso, que teve seu edital publicado em 2011, também foram ofertas 170 vagas imediatas e outras para cadastro de reserva. Porém, na época, a banca organizadora foi a CESPE/UNB, para os cargos de Médico Legista, Perito Criminal, Perito Criminal Adjunto e Auxiliar de Perícia.
ÚLTIMO CONCURSO – ETAPAS DAS PROVAS
O certame contou com duas fases, sendo a primeira exclusiva para aplicação da prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda foi dividida nas seguintes etapas:
a) Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Exame de capacidade física, de caráter eliminatório;
c) Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
d) Investigação social, de caráter eliminatório.
PROVAS OBJETIVAS DO ÚLTIMO CONCURSO
Confira abaixo o conteúdo programático do último concurso, que teve 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, com duração máxima de três horas e meia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONHECIMENTOS GERAIS (PARA TODOS OS CARGOS)
- LÍNGUA PORTUGUESA;
- AUTALIDADES;
- NOÇÕES DE INFORMÁTICA;
- NOÇÕES DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Os conteúdos variavam de acordo com a demanda do cargo, eles podem ser conferidos na íntegra do último edital supracitado em anexo.
Você é realmente IMPARÁVEL e deseja adquirir o curso mais completo para a PEFOCE? Aproveite essa super oferta 50% OFF !!
Venha se preparar com os melhores professores do Brasil.
Não perca tempo, vem ser OBJETIVO!!
Clique em um dos cursos abaixo para se tornar polícia.
CURSO ON-LINE COMPLETO - AUXILIAR DE PERÍCIA DO CEARÁ FORENSE - PEFOCE
CURSO ON-LINE COMPLETO - MARATONANDO PEFOCE - PERÍCIA FORENSE DO ESTADO DO CEARÁ